O movimento que esteve na origem da dança contemporânea propunha uma nova dança com características que se opunham à dança que então prevalecia, a dança clássica, sendo algumas destas características: pés descalços, roupas soltas, corpo com peso, utilização do chão, movimento individual – que parte da expressão de uma emoção ou ideia e não necessariamente de uma narração ou código de movimentos – maior liberdade na relação com a música e improvisação.

Benefícios

A prática de dança contemporânea desenvolve qualidades físicas, mentais, sociais e emocionais, fundamentais em Educação. Adquire-se um conhecimento do corpo nas suas vertentes técnica, criativa, artística e expressiva. O ser envolve-se como um todo quando dança, sente, pensa, cria, relaciona-se, resultando também num processo de autoconhecimento profundo, fundamental.

Objectivos/ conteúdos/ metodologia

Em dança contemporânea procura-se desenvolver um corpo desperto, sensível, inteligente e com uma postura corporal dinâmica. Uma vez que o tipo de movimento é orgânico, tendo sido inicialmente inspirado em ações básicas do corpo como respirar, andar, correr, saltar, cair, é uma atividade adequada para todos. Existe na dança contemporânea uma série de elementos técnicos estruturais a desenvolver, assim como qualidades corporais – postura, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação musicalidade, etc. – dinâmicas, ações do corpo, noções espaciais e relação com o outro. A improvisação, que permite aos alunos expressarem-se através de uma exploração do seu próprio movimento, ideias, emoções, é também uma parte essencial da aula. A partir do momento em que os alunos têm algumas bases, são incentivados a compor e a desenvolver uma apreciação critica em dança (das suas próprias composições, das dos colegas e de espetáculos a que assistam).

Espaços e áreas de intervenção

A dança contemporânea não se confina aos palcos, podendo acontecer em espaços alternativos. Também não se confina a si mesma, promovendo colaborações com diversas áreas artísticas, nomeadamente o vídeo, sendo o exemplo disso o vídeo-dança.

Dança Contemporânea na ACRM

O grupo de dança contemporânea desenvolveu a sua atividade na ACRM, entre 2008 e 2012, sob a coordenação de Teresa Santos.
Para além das representações da Coletividade em diversos Intercâmbios Culturais do Concelhios, o grupo participou noutros espetáculos de cariz cultural levando a dança contemporânea a públicos alvo muito distintos.

Fechar Menu
0