A prática associativa consiste na organização voluntária de pessoas, sem fins lucrativos, com o objetivo de satisfazer as necessidades coletivas de uma comunidade por via da cooperação. Tem como objetivos reforçar os laços de amizade e solidariedade, reunir esforços para reivindicar melhorias na comunidade, defender os interesses dos associados, melhorar a qualidade de vida e participar no desenvolvimento da região na qual as associações estão inseridas. O associativismo é um pilar fundamental no desenvolvimento social das populações.
Entendo o associativismo como um exemplo do exercício de cidadania, uma forma de contribuição ativa para o desenvolvimento social e cultural da comunidade em que me insiro. Foi este o motor da minha candidatura à presidência da Direção da Associação Cultural e Recreativa de Modivas, ACRM, e é porque acredito que na vida em comunidade, a solidariedade e o olhar o próximo nos enriquece e fortalece enquanto seres humanos, que, desde 2012, tenho mantido a minha candidatura à presidência da Direção, em sucessivos mandatos eleitorais, desta Coletividade.
É minha intenção reunir os esforços e os meios necessários para que a ACRM possa conseguir, de forma sustentada, aquilo que os seus sócios e atletas aspiram no âmbito desportivo, cultural e recreativo.
Um agradecimento especial aos membros da Direção que aceitaram abraçar comigo este desafio, aos sucessivos elementos que constituíram a Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal, monitores, treinadores e responsáveis por atividades, pela entrega e dedicação demonstrada ao longo destes anos à ACRM.
Agradecer também a todas as entidades públicas e privadas que tem colaborado na dinamização das atividades levadas a cabo pela Associação.
Muitos tem contribuído para o sucesso da Coletividade.
Que cada novo ano seja mais um marco na sua história!
Paulo Pinto
(Presidente da Direção)