Coletividade que remonta ao ano de 1947, dedicando-se em exclusivo à prática de futebol de 11 sénior.
Uma taça datada de 1952 é a primeira prova documental da sua existência. Os jogos eram de carácter popular, sendo as equipas formadas espontaneamente para responder a convites para torneios e jogos particulares, normalmente dentro do concelho. O terreno de jogo era improvisado para o efeito, em terreno baldio ou cedido por lavradores.
Nos anos 1950 a 1960, Modivas orgulha-se de possuir valiosos “craques” que se batiam em renhidos encontros. Dezenas de taças expostas na sede da Associação Cultural e Recreativa de Modivas provam o desempenho destes atletas, hoje na sua maioria falecidos. O seu auge aconteceu em 1957 aquando da participação no 1º Campeonato das Aldeias disputado no ex-campo do Rio Ave (Campo da Avenida), onde venceram a final, frente ao Fajozes.
Em 1963 agremiou-se à ACRM onde se mantém até à data, usufruindo das suas instalações sociais e desportivas.
Em 1967 o MODIVAS F. C. filiou-se na Federação Portuguesa de Futebol, através da Associação de Futebol do Porto, A. F. Porto, onde se mantém.
1968 iniciou-se com a disputa dos Campeonatos Distritais da 3ª Divisão da A. F. Porto, o que aconteceu até 1983. Ao longo destes 15 anos de provas oficiais, as classificações foram modestas, salvo a época 1976/77 onde se lutou pelos lugares cimeiros.
Recorda-se o espírito de rivalidade que caracterizava os jogos entre as freguesias circundantes e as emoções dos mesmos, por vezes levadas a excessos.
O Modivas F. C. sofreu com dificuldades técnicas, estruturais e financeiras para competir com equipas que hoje disputam campeonatos nacionais. De positivo fica a oportunidade dada a muitos jovens da terra, e não só, de se desenvolverem física e socialmente.
Em 1983, esta Coletividade deixou de participar em provas oficiais, passando a competir em Campeonatos do Concelho (1984 e 1985), vencendo a Taça Concelhia no 1º ano.
Com a crise diretiva provocada na ACRM, o Modivas F. C. sofreu também a sua interrupção (1985 a 1993).
Em 1993 e após sete anos de inércia, procedeu-se à recuperação do campo de futebol, dando-lhe vida através do MODIVAS F. C., inicialmente com a participação no Campeonato Concelhio (1994/95), na categoria de seniores.
Em 1996 regressou novamente às provas oficiais da A. F. Porto, através de camadas jovens (iniciados, juvenis e juniores) mantendo-se até 2001. Foi um período curto, mas significativo na formação destes jovens na fase delicada da sua formação. Nesta fase, as classificações não foram o objetivo central da aposta na formação desportiva destes atletas que, ainda assim, corresponderam muito positivamente.
Em 2001 terminou, uma vez mais, a atividade de futebol 11, o que se mantém até à data.
O MODIVAS F. C. é uma coletividade devidamente legalizada, o que aconteceu em 1996, em escritura notarial e publicação no Diário da República.