Autor: Aristófanes
A história
Nuvens é uma comédia do autor grego Aristófanes, encenada no ano de 423 a. C. A peça conta a história de um homem que está endividado por causa do seu filho. Sabendo que há uma escola onde são ensinados dois raciocínios, o justo e o injusto, decide ir aprender para saber como não pagar aos seus credores. Como já não é jovem tem algumas dificuldades e manda o seu filho ir para a escola. Ele aprende o raciocínio injusto e vira-se contra o seu pai que, por sua vez, se vai virar contra a escola.
A adaptação feita muda as personagens de pai e filho para o feminino.
O contexto
Aristófanes escreveu a peça as Grandes Dionísias, festas em honra de Dionísio, deus do teatro, que incluíam uma espécie de concurso de obras dramáticas. Nessa altura ficou em 3º lugar e daí advém a parábase da peça, escrita à posteriori e dita pela personagem de Corifeu, onde critica a falta de sentido de humor e o mau gosto dos jurados.
A peça critica a escola Sofista, que o comediógrafo confunde com Sócrates, por ser o filósofo mais conhecido da época, e pretende mostrar que as propostas pedagógicas dessa nova educação são nocivas para a sociedade. Os sofistas são vistos como ateus e o comediógrafo aponta-os como imorais e sem ética, já que a sua retórica tinha dois argumentos, o Justo e o Injusto, sendo que o argumento Injusto é vencedor no confronto dos dois. Além disso, ele critica o facto destes educadores serem remunerados, o que para ele não passa de um estelionato, e a predileção dos sofistas pela retórica. Outra critica encontrada na peça, é feita a uma nova elite ateniense, personificada por Fidípides, o filho, esbanjadora e avessa a valores tradicionais, como o trabalho, que se faz presente na figura de Estrepsíades, o pai.
Ficha artística
Adaptação e encenação: Xana Miranda
Elenco: Beatriz Marques, Bruna Silva, Carlos Real, Eduardo Marques, Elena Silva, Fernando Silva, Gonçalo Marques, Guilherme Piedade, Inês Ramos, Isabel Pereira, Lara Silva, Maria Carvalho, Mariana Ramos, Ricardo Lagoa, Paulo Silva, Sandro Lagoa, Sofia Gomes, Susana Lagoa, Rita Marques, Tiago Silva.
Operação de Luz e Som: José Costa
Cartaz e Grafismo: Miguel Teixeira
Edição e Fotografia: Noé Azevedo
Peça apresentada pelo grupo de teatro da ACRM no âmbito do Intercâmbio Cultural Concelhio de Vila do Conde, ICC, em 2016