
A história
“SOS Bullying” é uma peça de Teatro Fórum.
O Teatro Fórum é uma modalidade do Teatro do Oprimido criado pelo brasileiro Augusto Boal, na década de 70 do século passado. O teatro do Oprimido é uma forma de luta contra a opressão e o Teatro Fórum prima pela participação ativa do espectador. Ele é desafiado a participar na cena substituindo o ator oprimido no sentido de descobrir novas saídas para desconstruir a opressão que a cena retrata. Frente a frente opressor e oprimido revelam uma problemática real, individual ou coletiva, na qual o oprimido não foi capaz de enfrentar o opressor. Assim, no Teatro Fórum a cena será vivenciada novamente e através da participação do público encontrar novas soluções para o caso do oprimido.
O foco deste teatro fórum é o Bullying no desporto.
O contexto
É muito importante que as crianças, nomeadamente os pequenos atletas da Coletividade, estejam esclarecidas sobre o tema do Bullying, alertadas para os riscos que correm perante esta ameaça e que saibam como reagir e a quem recorrer quando a ele são sujeitas.
Tendo como pano de fundo toda esta problemática, ACRM em conjunto com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Conde, CPCJ de Vila do Conde, e a GNR de Matosinhos promoveram uma palestra com encenação sobre o tema.
O grupo de teatro, Ponto e Vírgula, criou e representou um conjunto de pequenos sketches de teatro fórum subordinado ao tema do Bullying no Desporto.
Ficha artística
Conceção: Grupo de Teatro Ponto e Vírgula
Encenação: Xana Miranda
Elenco: Beatriz Santos, Bruna Silva, Guilherme Piedade, Inês Santos, Isabel Pereira, Lara Silva, Mariana Ramos, Paulo Silva, Sandro Lagoa, Susana Lagoa.
Operação de Luz e Som: José Costa
Cartaz e Grafismo: Miguel Teixeira
Peça apresentada, em 2018, pelo grupo de teatro da ACRM, no âmbito da ação de sensibilização para o tema do Bullying, promovida pela ACRM, GNR de Matosinhos e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, CPCJ, de Vila do Conde.