A Queima do Judas é um acontecimento anual, que se realiza no chamado Sábado de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa.

Trata-se de uma tradição popular, baseada numa provável punição para a traição de Judas Iscariotes a Jesus de Nazaré, em troca de 30 moedas de ouro.

A Queima do Judas de Vila do Conde, promovido pela Companhia Nuvem Voadora, é um processo de criação artística assente na investigação, na formação e na experimentação, no sentido de apresentar ao público um conjunto de atividades que passam pela intervenção urbana, formação, conferências e por um espetáculo de teatro de rua multidisciplinar que culmina na tradicional leitura do testamento e a queima do Judas. O evento conta com cerca de 200 intervenientes, entre artistas, técnicos, produtores e voluntários de mais de uma dezena de associações e instituições do concelho.

O Testamento do Judas é realizado a partir dos depoimentos anónimos da população, traduzindo em tom crítico e de sátira os males da sociedade.

Mais informação sobre os eventos aqui: https://queimadojudas2019.blogspot.com/

Desde 2014, o Grupo cénico da ACRM tem participação assídua nas diferentes edições.

Tendo como objetivo a aposta na memória coletiva e identidade de Vila do Conde, valorizando os seus artistas, monumentos e a sua história, os eventos em que a ACRM tem participado têm-se inspirando nos seguintes temas:

Fechar Menu
0