História
Desenvolvido no século XIX em Inglaterra o badmínton é um desporto semelhante ao ténis, praticado com raquete e uma pena ou volante que deve passar por cima de uma rede.
O objetivo do jogo é fazer o volante tocar no campo do adversário. Ganha quem atingir primeiro os 21 pontos com uma diferença de 2 pontos para o adversário. No limite, o jogo poderá chegar a um empate a 29 pontos havendo lugar a um ponto dourado que fecha o encontro a 30 pontos.
A partida é ganha à melhor de três, isto é, ganha quem vencer dois jogos, havendo como resultados finais possíveis: 2-0 e 2-1.
A Federação Mundial de Badminton foi criada em 1934. Desde 1954, quem orienta e regulamenta as competições nacionais é a Federação Portuguesa de Badminton (FPB).
Badminton na ACRM
A modalidade de Badminton passou a integrar os Jogos Inter-freguesias de Vila do Conde promovidos pela Associação de Desportos e Cultura do Concelho, ADCVC, desde a época 2013/2014.
Nessa primeira edição, a equipa feminina sub15 da ACRM foi vice-campeã da modalidade. Na época seguinte, as atletas Catarina Almeida, Lara Silva, Catarina Santos e Inês Oliveira sagraram-se campeãs.
Destaque ainda para a equipa de sub 10 constituída por Francisco Silva, Vasco Fernandes e Samuel Lima, que em 2017 se sagrou campeã concelhia da modalidade.