O que é o Karaté?

O karaté (palavra que significa mãos vazias ou desarmadas) é uma forma de luta proveniente do Extremo Oriente, na qual os membros são utilizados como armas naturais.

O Karaté surgiu na China há cerca de 2000 anos, no entanto é considerada a ilha de Okinawa como a verdadeira fonte. Esta ilha sofreu sucessivas invasões de chineses, mongóis e japoneses. Sob o domínio japonês, os habitantes da ilha foram proibidos de usar armas brancas. Nesse período constituíram grupos que, secretamente e durante a noite, transmitiam e aperfeiçoavam técnicas de combate para fazerem frente aos guerreiros japoneses (os Samurais); pés e mãos transformavam-se em armas temíveis que substituíam facas, punhais e espada, todo o corpo era utilizado visando a eficácia imediata.

Nos finais do século XIX, estas formas de luta começam a ser divulgadas em Okinawa já com carácter oficial e permitido abertamente.

Atualmente o karaté, para além de ser uma arte marcial, tem também uma vertente desportiva. A sua prática tem muita importância como forma de ginástica, pois não só contribui para o desenvolvimento equilibrado de todos os músculos, como ainda desenvolve a agilidade e a rapidez de reações. Em todas as formas de prática do karaté, os ataques não são levados até ao fim; o ataque pode ser feito com toda a força, mas pára poucos centímetros antes do alvo; este facto contribui também para desenvolver o golpe de vista e a precisão de movimento do corpo.

O Karaté pode ser praticado por todas as idades, crianças, jovens e adultos podem, através de um processo pedagógico adequado, desenvolver-se e aperfeiçoar-se física, psíquica e espiritualmente.

Karaté na ACRM

Nas instalações do centro social da Junta de Freguesia de Modivas funciona desde 1991 uma Escola de Karaté.

Em 1995 esta escola foi integrada na Associação Cultural e Recreativa de Modivas e passou a representá-la nos inúmeros eventos em que participa, nomeadamente em competições da Federação Nacional Karaté, torneios, estágios, demonstrações, etc…

Nos primeiros anos de funcionamento a responsabilidade técnica da Escola esteve a cargo do mestre Sá e Silva (4.º Dan Shito-Ryu, treinador nível I FNKP, árbitro internacional EKF, membro do Conselho de Arbitragem FNKP) que ensinava karaté da linha Shito-Ryo.

Atualmente, é lecionada a linha Gojo-Ryu sob a coordenação do mestre Moreira (7.º Dan Gojo-Ryu, treinador nível I FNKP, árbitro internacional EKF, membro do Conselho de Arbitragem FNKP).
Para além da população de Modivas, esta escola tem servido também várias freguesias vizinhas pertencentes ao Concelho de Vila do Conde. Aberta a todas as idades, conta atualmente com praticantes masculinos e femininos, com idades compreendidas entre os 6 e os 50 anos.

Fechar Menu
0