A primeira escola primária da freguesia estava situada junto ao Padrão. Aqui funcionou um ensino bipartido – sala para rapazes, sala para raparigas, com recreios separados.

Ainda que desde 1962 tenha sido equacionada a hipótese da construção de uma nova escola maior e capaz de ministrar o ensino primário a uma população infantil em crescimento, a qual deveria situar-se, possivelmente, na parte nascente, num terreno da Dona Maria Aurélia Antunes, dona de uma das casa muitas casa de lavoura da freguesia – a casa do Alferes, isso só foi consumado na década de 80 com a entrada em funcionamento do edifício construído na Longa. Neste hiato de tempo o ensino foi, por vezes, ministrado em locais provisórios.

Em 1973 a escola do Padrão, ao encontrar-se bastante degradada, obrigou à instalação temporária das salas de aula numa casa situada junto à igreja, sítio onde havia funcionado um moinho, para que fosse feita a sua recuperação.

Como o espaço da escola do Padrão era exíguo para o número de alunos que então havia, em 1976, foi encontrada a solução de contruir um pavilhão pré-fabricado para servir, temporariamente, de sala de aula. O pavilhão foi instalado no sítio da Atafona, ou seja, junto ao antigo posto do leite, em Modivas de Baixo.

Quando a nova escola primária foi inaugurada, na escola velha do Padrão ficou instalado o Jardim de Infância até ser transferido para a escola atual, no ano letivo de 2006/2007.

Compartilhe com seus amigos
Fechar Menu
0